top of page

 

árvore de Natal

 

 

A árvore de Natal nem sempre foi um símbolo do Natal. Originalmente, estava associado à tradição folclórica pré-cristã e ao culto da árvore perene. Supostamente, na Roma antiga, as árvores eram decoradas com elementos metálicos por ocasião de Saturno.

Em muitas culturas, uma árvore, especialmente uma árvore conífera, é considerada um símbolo de vida e renascimento, resistência e fertilidade. Como árvore de Natal, apareceu no século XVI, mas provavelmente já apareceu como a "árvore do bem e do mal" nos mistérios de Adão e Eva na véspera de Natal.

A tradição das árvores de Natal nasceu na Alsácia, onde as árvores eram colocadas e decoradas com enfeites de papel e maçãs (referência à árvore do paraíso). Um grande defensor desse costume foi Martinho Lutero, que recomendou passar as férias na privacidade de sua casa. Assim, as árvores de Natal rapidamente se tornaram populares na Alemanha protestante.

Um pouco mais tarde, esse costume foi retomado pela Igreja Católica, difundindo-o nos países da Europa do Norte e Central.

No século XIX, a árvore de Natal chegou à Inglaterra e à França, e depois aos países do sul da Europa. Desde então, tem sido o símbolo mais reconhecido do Natal.

0

Foi transferido para a Polônia por protestantes alemães na virada dos séculos 18 e 19 (durante as partições) e inicialmente foi encontrado apenas nas cidades. Foi a partir daí que esse costume se espalhou para o campo, substituindo principalmente o ornamento tradicional polonês, que era o podłaźniczka, e substituindo um costume eslavo muito mais antigo (conhecido pela celebração do Festival do Acasalamento) de decorar um feixe de grãos, chamado o Diduch

Antigas decorações de Natal tradicionais eram biscoitos, pão de gengibre (muitas vezes assado em forma de coração), nozes, pequenos, vermelhos, os chamados Maçãs celestiais, enfeites feitos à mão durante o Advento, feitos de papel de seda, papéis coloridos, penas, ovos soprados, palha e folhas de grama, espigas de cereais, etc. Na véspera de Natal, velas e as chamadas velas eram acesas nos galhos. estrelinhas. Hoje em dia, dependendo do país, eles se vestem de forma diferente. A árvore de Natal é decorada com enfeites, doces, enfeites de papel (como antes), cabelos de anjo prateados e dourados. Na maioria dos países, a árvore é vestida por toda a família na véspera de Natal. Nos países influenciados pelas tradições inglesa e americana, a árvore é vestida mais cedo.

As luzes também desempenham um papel importante na árvore de Natal. Sua tradição remonta ao século 17 - então seu papel foi desempenhado por velas. As lâmpadas elétricas que usamos até hoje  foram criadas em 1882 por Edward Johanson, um dos assistentes de Thomas Edison.

Na Itália, a árvore de Natal é enfeitada já no dia 8 de dezembro, na festa da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. É decorado, além de bijuterias mundialmente famosas, também com cones dourados, bonequinhos e bandeirinhas coloridas.

A história do Papai Noel

 

Todos conhecemos o Papai Noel como um personagem de conto de fadas de um avô barrigudo de jaqueta vermelha, com uma enorme barba grisalha e um saco cheio de presentes. No entanto, Papai Noel é uma figura autêntica.

Ele nasceu após as longas orações de pais ricos por volta de 270 na cidade de Patara na Lícia (hoje na Turquia). Desde a infância, ele se distinguiu não apenas pela piedade, mas também pela sensibilidade ao infortúnio de seus semelhantes. Após a morte de seus pais, ele voluntariamente compartilhou sua considerável fortuna com os necessitados. Tornou-se bispo de Mira (agora Demre) na Lícia e conquistou os corações dos fiéis não apenas com zelo pastoral, mas também com cuidado.

Os milagres que ele realizou trouxeram-lhe grande glória.

Quando o imperador Constantino, o Grande, condenou três jovens de Mira à morte por uma ofensa menor, St. Nicolau foi pessoalmente a Constantinopla para pedir perdão a seus fiéis. Outra vez, com sua oração, salvou pescadores durante uma tempestade. Por isso, é também o santo padroeiro dos marinheiros e pescadores. Durante a peste que também atingiu suas partes, ele serviu os doentes com risco de sua própria vida. A lenda diz que S. Nicholas ressuscitou três pessoas assassinadas pelo hoteleiro por não poder pagá-lo. Há uma história sobre três oficiais presos injustamente, libertados por sua intercessão.

Uma lenda diz que um homem que caiu na pobreza decidiu vender suas três filhas para um bordel. Quando o bispo soube disso, ele jogou três bolsas de dinheiro pela chaminé à noite. Caíram em meias e sapatos que essas filhas tinham colocado perto da lareira para secar. Por isso, em alguns países é costume exibir sapatos ou meias como presentes.

Hoje, se alguém não tem lareira, o Papai Noel silenciosamente desliza os presentes para debaixo do travesseiro.

São Nicolau, depois de muitos anos de governo abençoado, faleceu em 6 de dezembro de 345 ou 352. Seu corpo foi enterrado em Mir, de onde mais de mil anos depois foi transportado para Bari - uma cidade italiana no sul da Itália. O túmulo foi colocado em uma basílica em sua homenagem e consagrado pelo Papa Urbano II.

A bondade do bispo sobreviveu na memória das pessoas, como evidenciado pelo costume de se vestir como S. Papai Noel e dando presentes para crianças.

Hoje, o Papai Noel é um personagem de conto de fadas - um bom homem gordo com barba branca que vive na Lapônia, vestido com uma roupa vermelha. Durante o Natal, ele e um grupo de elfos entregam presentes às crianças em um trenó puxado por uma carroça de renas.

Na mente de muitas pessoas, substituiu a imagem de um bispo e tornou-se um símbolo da Estrela.

Na tradição bizantina, sua contraparte é São Basílio, que dá presentes às crianças em 1º de janeiro. Na Rússia e nos países vizinhos, o Grandfather Frost e o Snowflake são populares.

Na Polónia, o Dia de São Nicolau é tradicionalmente celebrado a 6 de dezembro em memória de São Nicolau - Bispo de Mira. Na manhã daquele dia, as crianças que foram educadas ao longo do ano encontram pequenos presentes escondidos debaixo de um travesseiro ou em uma meia.

bottom of page